O mês de novembro no Ceará vem sendo caracterizado pelas altas temperaturas em diversos municípios. Nas últimas 24 horas, por exemplo, Jaguaribe, município distante 308 quilômetros de Fortaleza, registrou 39°C, sendo esta a maior máxima do Estado do intervalo.
Segundo a climatologia, este mês é um dos mais quentes do ano, com máximas médias variando de 28°C a 38°C, conforme a região do Estado, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). O supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, reforça que o final do segundo semestre é normalmente caracterizado pelas altas temperaturas, principalmente no interior..
Ele explica ainda que, nesta época do ano, a quantidade reduzida de chuvas, pouca nebulosidade, condições secas à superfície e ventos, em geral, mais fracos contribuem para este cenário de calor.
“A sensação térmica aumenta em virtude dessas altas temperaturas, ventos menos intensos e progressiva elevação da umidade do ar à medida que nos aproximamos de dezembro e do mês de janeiro. O calor sentido por cada um nós diminuirá quando o céu vier a permanecer mais nublado e as primeiras chuvas chegarem - o que pode acontecer na Pré-Estação. Portanto, dezembro e janeiro são os meses mais quentes do ano, principalmente se chover pouco nesses meses”, explica o meteorologista da Funceme.